9 de agosto de 2019

Resenha - A Pequena Livraria dos Sonhos


Titulo: A Pequena Livraria dos Sonhos
 Autora: Jeny Colgan 
 Editora: Arqueiro
Páginas: 304
Sinopse:A PEQUENA LIVRARIA DOS SONHOS FAZ PARTE DE UMA NOVA COLEÇÃO DE ROMANCES DA EDITORA ARQUEIRO, “ROMANCES DE HOJE”.Um romance sobre importância da leitura e da literatura para diversos tipos de pessoa."Nina é uma leitora voraz que sonha em ter a própria lojinha de livros. Só que a vida real é um pouco mais complicada que as histórias que ela ama ler, o que ela descobre quando se muda para as lindas Terras Altas da Escócia para transformar seus sonhos em realidade… Tentei escrever o tipo de livro que adoro – convidativo, engraçado (ESPERO), com caras gatinhos (LÓGICO), mas também totalmente dedicado a nós, amantes de livros: os leitores.Venha se juntar à nossa turma!" Beijos, JennyNina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.




Oioioi meus queridos,Tudo bem com vocês?

Hoje trago a resenha de um livro super fofo e perfeito para nós, leitores. Eu estou falando é do livro A Pequena Livraria dos Sonhos, livro escrito pela Jenny Colgan e lançado aqui no Brasil pela queridíssima Editora Arqueiro.


A Pequena Livraria dos Sonhos vai contar a história da Nina Redmond, uma leitora assídua e apaixonada pelo universo literário (e quem não é?) que aos vinte e nove anos se viu obrigada a sair da sua zona de conforto e escrever sua própria história.

Desde que Nina se mudou de Chester para Edgbaston ela passou a dividir uma casinha geminada com Surinder, sua melhor amiga. E desde então Nina leva uma vida bem tranquila, trabalhando na biblioteca pública da sua cidade e fazendo o que sempre quis, falar sobre livros, indicar o melhor livro para cada pessoa, conhecer e ler livros novos... Enfim, vivendo rodeada do seu amor maior – LIVROS! Mas nem tudo é um mar de flores, não é mesmo?
Nina recebe a noticia de que a biblioteca irá fechar as portas e isso a deixa completamente sem chão, isso porque não há nenhum outro trabalho em que Nina se veja ou se encaixe, sua única paixão é a literatura e tudo aquilo que ela proporciona as pessoas.

Depois de conversar com algumas pessoas, a ideia de fazer uma livraria ambulante surge, desse jeito ela conseguiria levar todos seus livros para qualquer pessoa, já que ela estaria sempre disponível em sua van para percorrer toda a cidade.
Mas devido a alguns problemas envolvendo a prefeitura da sua cidade e sua mais recente aquisição – uma van antiga, mas recheada de livros – Nina terá que se aventurar por novas terras se quiser seguir adiante com seu sonho de ter a sua livraria sobre rodas.






Porque a vida é assim, não é mesmo? Se pensarmos em cada pormenor que pode influenciar nosso caminho de mil maneiras, umas boas e outras ruins, nunca faremos mais nada.


A Pequena Livraria dos Sonhos é um romance recheado de aprendizado que vai aquecer seu coração.

Logo de cara a autora, Jenny Colgan, bate um papo para lá de divertido com os leitores. Ela fala de leitor para leitor tudo aquilo que é sentido ao folhear as páginas de um livro e sobre como é viver cada história contada nas páginas de cada obra adquirida, além de dar várias dicas incríveis de lugares para lermos um livro – confesso que vou testar alguns.

Nina foi uma personagem que me ganhou logo de cara, acho que o fato dela ser aficionada por leitura ajudou.
É gratificante ver o quanto a personagem foi amadurecendo ao decorrer da história e a cada desdobramento, positivo ou negativo, que sua via ia levando. Ela teve que deixar sua cidade e ir morar na Escócia  - uma terra aonde não tinha vínculo com ninguém - para poder viver do seu sonho. A autora acertou em cheio em criar a Nina, uma personagem cheia de inseguranças e incertezas mas com um coração e determinação enorme.
A cada parágrafo e a cada obstáculo sofrido e/ou vencido pela personagem, a autora conseguiu fazer com que eu me aproximasse mais e mais da Nina.

Como se não bastasse toda a trajetória  de vida da personagem principal com sua van e seus inúmeros livros, Nina ainda vive um romance de tirar o fôlego e para ninguém colocar defeito que promete te deixar suspirando ao finalizar a leitura.




O importante é fazer alguma coisa. Se cometer um erro, é só consertar. Mas se você não fizer nada, nunca terá nada para consertar. E a sua vida pode acabar virando um arrependimento sem fim.


Ambientado de forma impecável na Escócia, A pequena livraria dos Sonhos, deixa o leitor com um gostinho de quero mais.
 A única coisa que me fez tirar uma estrela da obra foi o final, achei bastante corrido. O livro poderia ter mais cem páginas que facilmente ganharia cinco estrelas e o meu coração.
Outro fator que acho que poderia ser melhorado - não que tenha me desagradado - foi a relação de amizade da entre a Nina e a Surinder. Apesar dos conselhos da amiga para Nina terem um fundo de verdade, não consegui me conectar a essa amidade das duas, não consegui achar uma relação bonita e divertida (confesso até que achava a Surinder um pouco grossa as vezes).

Mas esse livro é, definitivamente, uma leitura obrigatória para os fãs da literatura, para os românticos incorrigíveis, para os eternos sonhadores, para os futuros empreendedores... enfim, essa belíssima edição merece ser lida e apreciada por todos.

link para comprar o livro físico: https://amzn.to/2YVajM8
link para comprar o livro digital: https://amzn.to/31p0KTt

Então é isso gente, espero que tenham gostado dessa resenha e me falem aqui se ja leram ou estão querendo ler esse livro.

Vocês já leram algum livro com um personagem apaixonado por literatura? Qual?